Páscoa

A primeira Páscoa na Italia a gente nunca esquece, assim que pisei em solo italiano na semana santa a primeira coisa que recebi logo no aeroporto foi uma enfeitinho muito gracioso feito de amêndoas açucaradas que até hoje nao descobri se devo ou nao comer.

IMG_1296

Luigi foi presenteado com um ramo de árvore de Oliveira com mini provolones pendurados. Sim, uma árvore de queijo também é símbolo de páscoa aqui. As ruas eram cheias e todos andavam com um ramo, que acabara de ser bendito pelo padre , era domingo de manha.

IMG_1406

Nos postes cartazes exibiam os horários das procissões , eu estava ansiosa para ver, diziam ser coisa grande , a cidade inteira se encontrava na praça e dali seguiam os fiéis pelas ruas das cidades, tinha música, teatro e guloseimas pelas ruas.

Realmente foi bonito de ver, crianças e idosos na ponta dos pés e pescoços esticados , sem piscar assistiam ao teatro , que se repete todo ano, por muitos anos.

IMG-20150407-WA0010

Tradição é a palavra que define a páscoa por aqui, foi uma semana que fiz uma viagem no tempo.

IMG-20150407-WA0007

Chega o esperado domingo , a mesa começa a ser preparada, a comida quase toda pronta fora cozinhada no dia anterior, os convidados começam a  chegar, depois de muito “auguris” e tim tims a mesa está finalmente posta.

Ali tinha comida pra mais de uma semana, as 4 galinhas ali no poleiro foram generosas naquela semana , o ovo era ingrediente fundamental. Também tinha o cordeiro, as batatas, o salmão,os queijos, presuntos, vinhos, macarrão e muito chocolate.

IMG_20150421_140941

Comemos como se nao houvesse amanha, o dia foi passando e a gente continuava ali em volta da  mesa de lá saimos praticamente rolando pro sofá.

IMG_20150405_133420

Tem família que vai na missa , outras rezam em casa mesmo , algumas com mais condições outras mais simples mas uma coisas é certo a mesa será farta!

2 Replies to “Páscoa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.