Pastiera Napolitana

Ainda sobre a Páscoa, tudo que eu pude comer eu comi, e gostei. Muitas receitas são feitas com carne de cordeiro e presunto, o peixe normalmente nao é consumido nesse período mas foi aberta uma exceção para euzinha.
Entre os doces um que eu a-m-e-i foi a Pastiera, é uma receita tipica napolitana e só é consumida na Páscoa. Uma torta recheada com creme de ricota fresca e casca de limão. Na mesa tinha duas, uma com pedaços de frutas cítricas e outra sem.
Eu prefiro aquela sem frutas, e com a desculpa de aprender a receita pra cozinhar pro meu marido (rsrs) fiz com que a sogra abrisse uma exceção uma semana depois da Páscoa e cozinhasse outra. Fotografei e anotei a receita, ai vai:

PASTIERA NAPOLETANA

Massa:

315 g DE FARINHA TIPO 00
155 g DE MANTEIGA
135 g DE AÇUCAR
3 GEMAS

Recheio:

400 gr de ricota fresca
350 gr de açúcar
2 ovos inteiros + 2 gemas
Casca de um limão
25 gr de essência de flor de laranjeira
Uma pitada generosa de canela em pó
30 gr de manteiga
350 gr de trigo cozido —-> www.sudbazar.com
250 gr de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha

Drene bem todo soro da ricota e reserve.

Para a massa :

Etapa 1: Numa batedeira coloque a farinha, a manteiga que deve estar fria, uma pitada de sal e o açúcar, deixe bater por alguns minutos.
Em seguida, transfira para uma tigela e adicione as gemas e misture com as mãos rapidamente até obter uma consistência macia e lisa , faça uma bola e embrulhe com papel filme, deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

IMG_20150412_130713

Etapa 2 prepare o recheio: Despeje o leite em uma panela adicione o trigo pré-cozido e manteiga por ultimo adicione a casca do limão e vá mexendo os ingredientes com uma colher de madeira trazendo para ferver em fogo baixo ,mexa até obter um creme espesso (ponto de mingau) . Depois de pronto esse creme, despeje-o em uma tigela grande e deixe esfriar.

IMG_20150412_131433

IMG_20150412_122539
o tal do trigo cozido

Etapa 3 ( quase lá), coloque a ricota os ovos as gemas e o açúcar, bata até todos ingredientes se misturarem bem , adicione o creme que ja esta frio e pra finalizar e dar um aroma todo especial adicione a flor de laranjeira, canela em pó e a essência de baunilha.

IMG_20150412_122038
limão sorrentino

Retire a massa da geladeira , abra com um rolo de macarrão e cuidadosamente coloque numa forme pre untada com manteiga, a cama de deve ser da espessura de um dedo mais ou menos e deve cobrir toda forma inclusive as bordas.
Reserve um pouco da massa para a decoração final, despeje o recheio e enfeite o topo da torta com tiras da massa.

Assim:

IMG_20150418_151051

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.