O Jardim

Todas casas aqui pros lados da montanha são assim amostradas , sem muros , com cerquinha que chegam até o joelho.As ruas são vazias de gente e cheias de plantas.

IMG_1422

Por todo canto se vê uma horta. Beringela, Tomate, Manjericão e Oliveiras meus olhos já reconhecem de longe de tão corriqueiras. A agricultura é a segunda maior fonte de renda depois do turismo por aqui. Mas nao pense em grandes latifúndios. Hortas pequenas e engenhosas, a variedade de espécies em poucos metros quadrados é de se admirar.

IMG_1428

Aqui mesmo no meu quintal temos erva-doce, tomates daqueles minúsculos e docinhos  e também uns gigantes que só se encontra aqui. Tem também ervas de todos os cheiros.

IMG_1408

Todos que por aqui passam nao deixam de comentar da Lavanda. Realmente dá orgulho.

IMG_1407

O manjericão recebe cuidados especiais porque são ainda bebes e a erva- doce aqui nao é pra fazer chá, mas pra comer crua ou fazer licor. Tem menta, feijão , cebolinha e o pé de alecrim mais florido da vizinhança .

 IMG_1410  IMG_1409

Depois de morar em Sydney e Londres ver uma verdura apodrecer em poucos dias é coisas nova,afinal minhas maças costumavam durar mais de um mês , vermelhinha .

Sinal que to comendo comida de verdade, sem veneno, aquela que vem com as  folhas cheia de bichinhos nojentos.

IMG_1419
Alecrim que dá gosto

A guerra fez com que os italianos aprendessem a se virar com muito pouco, água e farinha pode dar muito pano pra manga, comida aqui nao se desperdiça, se reutiliza se reinventa.

A terra é tratada com amor e respeito, cada centímetro tem seu valor e comer é quase um ritual sagrado.

O povo daqui sente orgulho de seus frutos dos seus cheiros e de suas cores de um jeito que nunca tinha visto em outro lugar.

IMG_1433

Admiração é o que sinto quando ao invés de cimento , o que eu vejo é a terra crua sendo valorizada, a mesma terra que em tempos de guerra matou a fome de muita gente.

Nao sei se toda Itália é assim, mas aqui no Sud , ah aqui é só amor.

7 Replies to “O Jardim”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.