Vesúvio

A região da Campania é famosa pelo sua costa , pela culinária  e pelo Vulcão Vesúvio, aquele responsável pela destruição de cidades romanas como Pompéia e Herculano em 79 DC. Pra mim é novidade morar perto de uma área vulcânica, ainda mais a 40 minutos do vulcão considerado um dos mais perigosos do mundo. A água aqui é pesada, de sabor estranho, as praias de areia negra ou pedras vulcânicas,a vegetação é bem particular e a terra é fértil, o Vesúvio impera absoluto e dá o tom nos lados de cá.

IMG_1178

Saímos de manha rumo a cratera, até então o que importava mais era onde seriam as paradas no meio da caminho para fazer uma boquinha rsrs. Do vulcão não sabia o que esperar, estacionamos a vespa e adentramos num bar cheirando a café. Dois espressos, um corneto quentinho com recheio de amarena, dois copos de agua com gás. Por aqui o cafézinho vem sempre acompanhado de um copo de água “minerale o naturale”, dois dedos de café forte e no meu caso amargo.

A paisagem era incrível, se via Napoli la embaixo cercada por aguas calmas e lá em cima nós estávamos cercados de muito verde e esculturas feitas de rochas vulcânicas , eram pouco os carros que circulavam pela aquela estrada , de vez em quando se via senhores e senhoras muito bem equipados com roupas e sapatos de trekking se aventurando pelo caminho, quase uma peregrinação.

IMG_1156

Não me pergunte se a subida foi longa ou curta porque de tanta empolgação o tempo eu perdi, estacionamos e agora em diante o trajeto seria e pé. Agora começo a ver uma maior movimentação de gente, na verdade era muita gente, que surgiram de um hora a outra. Nesse ponto se deve comprar um bilhete de entrada no valor de 10 euros, que te permite a visita  até a cratera. A subida fica cada vez mais íngreme , e a vista mais bela , estamos pisando em cinzas e rochas, nossas roupas cobertas de pó.

IMG_1141

Reparei que tinha muita gente com cachorro, dizem que os cachorros são capazes de pressentir desastres naturais, pra quem me conhece não será surpresa dizer que fiquei com um olho na paisagem e outro no comportamento dos caninos, só esperando algum movimento suspeito pra poder ser a primeira a correr dali.

Como disse antes, estava em um dos vulcões mais perigosos do mundo, que ja dizimou cidades no passado, e ainda continua em plena atividade. Talvez por esse motivo estava esperando ver uma cratera  em ebulição , vermelha e viva, só que não foi o caso.

La em cima fizemos uma parada pra degustar o famoso vinho Lacrima di Cristo, produzido localmente e muito famoso pela sua qualidade, pessoalmente não gostei muito.

IMG_1166

No total são três tendas que se pode comprar bebidas, comidas e todo tipo de bugiganga feita de rochas vulcânicas, e também mesinhas onde se pode fazer picnic e descansar um pouco.

IMG_1147

O tempo começar a mudar, as nuvens a se aproximar e nós decidimos que era hora de pegar o caminho de volta. O sentimento era de gratidão, por conhecer de perto essa obra prima da mae natureza e é claro por sair de lá viva.

IMG_1155

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.