Rishikesh, um oásis meio ao caos.

Preciso começar deixando muito claro que a cidade de Rishikesh não é essa maravilha toda que andam dizendo por ai.
Não passa de mais uma cidade barulhenta, pobre e caótica. O oásis que muitos procuram fica a alguns Km do centro de Rishikesh e é chamado Tapovan. Optei por colocar Rishikesh no título pra facilitar a comunicação aqui.
Tapovan esse vilarejo rodeado por montanhas, com muitos gringos enrolados nos seus cachecóis hippongas e de sorriso fácil.
Macacos disputando comida com vacas e muitos babas, sadhus, monges ou seja muitos velhinhos magros enrolados em panos laranjas,muitas vezes pedindo dinheiro.
Por aqui vegetarianismo é lei, não se pode vender ou consumir qualquer tipo de animal ( pensa numa pessoa feliz). Venda de bebida alcoólica também é proibida.
Aqui é a meca do Yoga, a economia local gira em torno desse business e também em torno da religião.

O Ganges, rio sagrado corta o vilarejo em dois e para atravessar de um lado ao outro é preciso atravessar um das famosas pontes Ramjhula e Laxmanjhula.
E por essas pontes passam de tudo, vaca, macaco, moto, burros de carga e muita mas muita gente todo dia.
Na alta temporada Tapovan vira a casa de muitos babas, como por exemplo o brasileiro Prem Baba e o jamaicano Mooji.
Quase diariamente os Babas oferecem uma sessão de perguntas e respostas e algumas palavras sábias, esse bate papo é conhecido aqui como Satsang.
Por ser uma vilarejo muito turístico, Tapovan conta com uma certa infraestrutura comparada com outras cidadelas da India.
Vá com calma, não espere encontrar um starbucks e calçadas.
Internet as vezes funciona, quando tem energia elétrica, água quente para um banhinho relaxante? só quando o dono do hotel te julgar merecedor.
Falando em hotéis, aqui tem aos montes. Na verdade são pousadinhas, fundo de casas, ashrams e escolas de yoga com alojamento. Você pode escolher lugares bem baratinhos com muitas baratinhas rsrs ou algo mais aconchegante. Tudo vai depender do seu bolso.
Pra quem é chegado num ayurveda como eu, aqui também é o paraíso a cada esquina tem um clinica que oferece de shirodhara a panchakarma.
Todo dia na frente do Ashram mais famoso da área (Parmath Niketan) acontece uma cerimonia ao por do sol, muito bonita de se ver.
Mas não pense que somente devido ao yoga Tapovan ganhou sua fama, aquela banda londrina composta de 4 marmanjos, chamada The Beatles, fez com que o vilarejo aparece pro mundo.
Eles ficaram hospedados em um Ashram distante, onde por fora eu diria que é bem desinteressante e por dentro só Deus sabe, pois eu não quis pagar 600 rupias pra conhecer.
É depois de viver quase um mês e meio nesse lugar, posso dizer que Tapovan apesar de pequeno geograficamente é gigantesco em muitos outros aspectos.
Aqui é terra de peregrinos, terra de gente que ainda vive em outro ritmo. Terra de gente pobre, mas com muita riqueza.
Tapovan é o lugar onde imergi (literalmente) nas aguas frias dos ganges, onde conheci pessoas incríveis e comi muita comida boa. Onde me aproximei da filosofia e verdade do Yoga e dos conhecimentos da anciã medicina Indiana.
Tapovan é onde morei um mês e meio, e que um mês e meio foram esses…
Me despeço sabendo que um dia voltarei.
Até mais