10 coisas que você precisa saber antes de pousar em solo italiano.

Vai viajar pra Itália?

 

Então se atente a essas dez curiosidades.

 

1- Doce no café da manhã

Pra alguns isso pode soar como música aos ouvidos mas esse pra mim é um dos costumes que eu menos gosto.Até porque o brasileiro esta acostumado com um desjejum salgado ( pão na chapa te amo e tô com saudades).

Mas aqui nossos fratellos gostam de começar o dia adoçando a vida. E não é com um  docinho inocente não, é doce frito repleto com cobertura de açúcar, croissants com recheios que vai desde nutella até creme de pistache e pasmem tem gente que manda até um brioche com bolas de sorvete dentro.

Lógico que se você se hospedar em um hotel de padrão internacional vai encontrar um café da manhã com mais opções, mas se for comer na rua se prepare pra escolher entre as opções abaixo.

2- Bidê

  Ah o bidê… quer saber minha opinião sobre? Não gosto, não uso e acho um espaço perdido no banheiro. Mas pro italiano o bidê é praticamente seu melhor amigo.

Não temos cultura de bidê no Brasil, já vi em algumas casas mas eram usados como apoio de cacarecos, vaso de plantas, tudo menos pra desenvolver sua real função.

Mas afinal para que serve e como usa-lo corretamente.

O bidê é usado para complementar a limpeza das partes íntimas depois do numero 1 ou 2, isso já estava claro né.  Mas existem algumas regrinhas :

Nunca use bidê fora de casa, a não ser se for em um hotel ou na casa de alguém muito próximo.

Use apenas e somente sua toalha para se secar depois, normalmente a toalha fica do ladinho do bidê.

Tenha sempre um sabonetinho ao alcance.

Use sim o papel higiênico antes de se lavar no bidê.

Dica: quando for na casa de um italiano fique atento pra não secar a mão ou o rosto com a toalha de bidê ( já aconteceu comigo varias vezes)

Ah e nos dias de muito  frio o bidê quebra um galho pra quem tá com preguiça de tomar banho por inteiro.

3-  Não toque nas frutas!

Isso mesmo quando for no mercado ou na quitanda da esquina nada de ficar amassando as frutas pra ver se tá madura o suficiente. Na maioria das vezes o funcionário da quitanda que irá te servir, e você não terá muita chance de ficar escolhendo as frutas do seu agrado.

4- Água com gás antes do café?

Ahh a cultura do café, precisaria de um post só pra esse assunto, mas quando você pedir um cafézinho em qualquer bar aqui na Itália vão te servir um copinho de água com gás que deve ser tomada antes para limpar o palato e você apreciar melhor o gosto do café.  Eu sempre tomava depois do café, achava que era pra tirar o gosto de café da boca, mas que ignorância a minha! 

 

5- Andar sem camisa ou de chinelo?

Mas nem se você estiver no calçadão da praia aqui vai ver homens sem camisa. Coisa tão comum por ai né.

O italiano é muito ligado a moda, gostam de estar sempre bem vestidos e acham feio e deselegante sair por ai sem camisa ou de chinelo. Mas um chinelinho de dedo é tão confortável e prático né?! vai falar isso pra um italiano, eles acham a coisa mais desconfortável do mundo!

6- Primeiro, segundo , terceiro prato?

Evite confusões na hora de mangiare.

Aqui não é tudo no mesmo prato como estamos acostumados, tem todo um protocolo a ser seguido!

Vamos lá

Sentou na mesa o garçom ira lhe trazer pão, azeite e água (lisa ou gasata que seria com gás ou sem ).

E então você irá pedir o antepasto ou aquela entradinha pra abrir o apetite.

Apetite aberto vamos para o primeiro prato (primo piatto), que seria uma bela massa, risoto ou qualquer outro tipo de carboidrato. 

Acabadou o spaghetti? já tá satisfeito? Calmaaaa que ainda tem muita coisa pela frente!

Secondo Piatto

Uma proteína ou seja uma bisteca, um peixe, frango…mas não vai achando que parou por ai agora também é a hora de escolher o contorno.

O contorno sempre acompanha o segundo prato e seria um acompanhamento para a proteína em questão . Pode ser uma batatinha frita ou ao forno, uma verdura grelhada, uma salada etc.

Logo após o segundo prato você esta pronto pra escolher a fruta ( eu sempre pulo essa parte rsrs ) bom até agora você estava bebendo vinho e água, mas na hora da fruta você já pode trocar a bebida também por um espumantes ou algo mais adocicado.

Achou que tinha acabado ai né?

Pois agora chegou a melhor hora para alguns:

O doce! ( to ficando cansada já). E ai você escolhe entre algumas opções deliciosas, e nada de dividir com o coleguinha cada um pede o seu tá.

Depois do doce o garçom te pergunta se vai querer um licor ( limoncello, amaro, finochietto) para ajudar  na digestão né meus queridos.

E logo  depois do licor finalmente vem o café ( que serve pra acordar o povo antes que todos durmam ali mesmo na mesa) e aí já é quase o horário da janta.

Ufa.

7- Na hora de pagar algo não de o dinheiro diretamente na mão do caixa.

Estranho né? mas pode reparar que em todo caixa seja da farmácia ao supermercado vai ter um espacinho para colocar seu dinheiro e não entregar diretamente na mão do atendente e alí ele vai colocar seu troco e recibo também.

8- Trocar de biquini na praia?

Não se surpreenda se ver uma italiana trocando de biquini toda hora. Seja na praia ou na piscina elas levam ao menos dois biquinis.

Mas porque raios ???

Porque elas não gostam de ficar com o biquini molhado, simples! Ou seja depois de um mergulho ou na hora de ir no quiosque comer uma coisinha bora colocar um biquíninho seco. Eu super adotei esse costume e minha saúde intima agradece.

9- Siesta ou pausa pranzo

Se engana quem acha que a siesta é privilegio só de espanhol, aqui na Italia ao menos no sul eles levam o descanso depois do almoço muito a sério!

Tinha falado que o costume que menos gostava era o do café da manhã mas me enganei, a pausa prazo ganha disparado! Nas cidades grandes esse costume está perdendo força mas venha fazer uma visita aqui onde eu moro pra sentir na pele o que é uma siesta.

Todo comércio tem uma plaquinha do lado de fora indicando o horário de funcionamento. 

os horários sempre são especificados na frente dos comércios em plaquinhas como esta.

Ou seja chega 12:30 as ruas começam a esvaziar, o povo some e reaparece lá pra 16:30. Tudo para, banco, prefeitura, lojas, farmácias (normalmente uma na cidade fica aberta), mercado e etc.  A vida pára!

Esses dias acabou o gás em casa enquanto fazia o almoço e tive que esperar o fornecedor reabrir 16:30 pra poder continuar com o almoço. Só pra você sentir o drama. Fora que para um funcionário não é muito vantajoso um horário de almoço tão longo assim.

Mas o turista não sofre tanto com isso porque estabelecimentos turísticos não costumam fechar então fique tranquilo.

10- Não desperdice comida!

Evite ao máximo deixar comida no prato, o italiano não admite desperdício de comida o que eu acho ótimo. Mas além disso vão achar que você não apreciou o que lhe foi cozinhado e vão ficar chateados real!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.