Costeira Amalfitana

Não sei se vou conseguir transformar em palavras a beleza desse lugar,  então vamos começar com alguns fatos sobre a Costeira Amalfitana.

Como o nome sugere é uma costa  localizada no sul da Italia, mais precisamente na província de Salerno. É classificada pela Unesco desde 1997 como Patrimônio da Humanidade, já da pra sentir por ai a magnitude do lugar.

Apesar de extremamente turística, ainda assim, não faz parte da maioria dos roteiros de quem visita a Itália. Por isso cá estou a descrever-la e já lhe dando um grande conselho meu amigo, incluía a costeira na sua próxima visita a Italia!

Ao longo da costa existem muitos vilarejos que na verdade são pequenas cidades com prefeitura e tudo mais mas é que são tão pequenos que fica estranho ver-los como cidades, eles são:  Vietri sul Mare, Cetara, Tramonti, Maiori, Minori, Ravello, Scala, Atrani, Amalfi ,Conca dei Marini, Furore, Praiano e Positano.

Depende por onde você começar o percurso Positano será a primeira ou a ultima cidade visitada, obvio né. A costeira pode ser percorrida por ônibus de turismo privado, ônibus público, carro, bicicleta e o melhor, moto ou uma vespa pra entrar ainda mais no clima.

Eu ja andei por lá de quase todos os meio de transporte e vou lhe falar que ônibus foi o que eu menos gostei, primeiro que sempre é super lotado e não da pra apreciar a vista e segundo que pra quem passa mal em curva como eu, essa é a pior opção. Mas pra quem não alugou um carro ou moto esse será provavelmente a única opção.

Carro também não acho uma grande ideia ao menos em alta temporada, pois é muito difícil achar  estacionamento e o transito é absurdamente caótico. Então amigo alugue uma vespinha e seja muito feliz!

Você pode ir parando todo tempo pela estrada tortuosa para apreciar a paisagem ou comer uma granita al limone, ou seja, uma raspadinha de limão siciliano.

Os pontos fortes da Costeira são as cidades de Amalfi e Positano que sim, são espetaculares, mas existem muitos tesouros que são menos explorados, como a cidadezinha de Scala por exemplo, os hikings ou trilhas que estão por todos lugares onde você pode até tomar um banho de cachoeira ou se deparar com cabras musicais também são uma opção para os mais dispostos.

Furore é uma prainha muito simpática e de beleza única , Ravello é a elegância em forma de cidade, sempre com eventos de jazz, poesia, fica lá no alto da montanha com vista privilegiada e é casa para os mais luxuosos hotéis da costeira.

Vietri é uma cidade um pouco maior ( não se empolgue da pra contar no dedo as ruas) e é berço da cerâmica, ali você encontra peças lindíssimas que vai desde azulejos até louças.

Bom eu poderia escrever muito sobre cada vilarejo mas iria ficar um post muito longo, se tiveres duvidas sobre algo ou alguma curiosidade deixe um comentário.

Bom você pode percorrer a costeira numa manha ou tarde, o percurso sem transito dura em torno de 2 horas mas pare o carro, aprecie, se perca, compre um panino e um vinho suba pra Praiano, explore as praias menos conhecidas de Positano, visite a igreja e as ruelas de Amalfi coma um doce em Minori , faça a fina em Ravello e ai vai. Take it easy, esse é um lugar muito especial,

eu nunca me canso desse lugar, me emociono sempre que me deparo com essa pintura delicada e dramática ao mesmo tempo, alguns a descrevem como a pérola do mediterrâneo e eu sou obrigada a concordar .

Abaixo algumas fotos desse paraíso.

Click na foto para ver em tamanho real.

Arrivederci!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.